Infraero e Prefeitura de Várzea Grande estuda criação do Parque Linear no Aeroporto


 Aeroporto Internacional Marechal Rondon, Várzea Grande - MT.

Os moradores do Grande Parque do Lago vem buscando junto a Prefeitura Municipal de Várzea Grande implementação da área livre entre a praça do Parque do Lago, Escola Dunga Rodrigues e o residencial Oito de Março, projeto e construção de uma praça poliesportiva, com Academia da Saúde, que é oferecida gratuitamente pelo Ministério da Saúde, pista para caminhada, espaço gastronômica, bosque equipado para aposentados ocupar o tempo brincando com Dominó, Bozó, tomar tereré, chimarrão e bater papo, além de quadras para várias modalidades, reforma do Ginásio de Esportes, pista de skate e espaço para eventos.
   
Agora fomos informados que o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães participou de uma reunião na manhã de segunda-feira com o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), João Marcos Coelho Soares, onde apresentou o projeto “Parque Linear”.

O encontro foi realizado na sede administrativa da Infraero, situada na área anexa ao Aeroporto Internacional de Várzea Grande “Marechal Rondon”. O projeto tem por objetivo a neutralização do carbono, uma vez que parte da vegetação foi retirada para as obras do Veículo Leve sob Trilhos (VLT), bem como revitalizar comercial e empresarialmente todo o entorno do Aeroporto.

Desenvolvido pela Prefeitura de Várzea Grande, por meio da secretária de Meio Ambiente e Agricultura em cumprimento a uma das determinações da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo – FIFA 2014 (Secopa) pelo advento da realização do Mundial no município.

As sedes e subsedes da Copa que realizaram trabalhos de construção civil tiveram que necessariamente realizar a derrubada de áreas arborizadas e para esse problema foi determinado pelo comitê do mundial, que esses municípios desenvolvessem projetos ambientais para realizar a neutralização do carbono. “Um projeto para neutralização do carbono é desenvolvido quando ocorre a extinção de uma determinada área verde, principalmente quando é de grande extensão. O projeto do Parque Linear é um projeto ambiental, justamente para suprimir a vegetação que foi devastada dos canteiros principais da cidade”, esclareceu o diretor da ECOneutralização, Ewerson Costa.

Dos projetos ambientais desenvolvidos em Cuiabá, a gestão municipal daquela localidade optou por recuperar o Centro Histórico da cidade e a revitalização da região da Beira Rio. Já em Várzea Grande, após estudos realizados, optou-se por se criar um Parque Linear no entorno do Aeroporto. “Quando apreciamos o projeto a nossa preocupação não foi só com a neutralização do carbono, mas também de proporcionar para Várzea Grande, uma nova área, com coisas novas e diferentes. E também porque o Aeroporto fica que praticamente na entrada da cidade. Ter um projeto desses realizado será uma inovação para o município”, destacou o prefeito Walace.

O projeto consiste na construção de um Parque Linear (o nome é justamente por ser desenvolvido em forma de uma linha), que se estenderá desde a região do Zero kilômetro seguindo toda a extensão da Avenida 31 de março. Essa região compreende cerca de 12 quilômetros.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Versides Sebastião de Moraes, explicou que a maior preocupação durante o desenvolvimento do projeto foi quanto à área da Infraero que estava sendo incluída no esboço. “Nossa preocupação foi do espaço ser uma Área de Preservação Permanente (APP) ou algo do tipo, o que inviabilizaria o projeto. Mas que não é o caso, e, portanto, pode ser utilizada”, revelou.

“Acredito que além da preocupação com as questões ambientais, devemos ter a preocupação em fomentar o comércio local. A Infraero é um órgão público, mas que tem uma visão empresarial. Estamos confiantes com essa nova área que vislumbramos, com o ‘novo’ aeroporto e administrativamente estamos trabalhando, assim como a prefeitura, dentro dos preceitos da transparência pública”, pontuou o superintendente da Infraero, João Marcos Coelho Soares.

O parque linear contempla além da área verde, áreas de lazer com ciclovias, pista de skate, trilhas, pista para caminhada, quadras poliesportivas e campos de futebol, viveiros e áreas para eventos como auditórios.

Para continuidade nos debates sobre o assunto, será agendada uma reunião conjunta entre Prefeitura, Governo Estadual, SECOPA e INFRAERO para os ajustamentos do projeto, para então se determinar o início das obras.

Participaram também da reunião Fran Campello (secretário adjunto de Comunicação Social), gerência comercial e funcionários da INFRAERO.

Parque Linear - Os parques lineares caracterizam-se como uma intervenção urbanística associadas aos cursos d'água, principalmente aqueles associados ao tecido urbano, e tem como principal objetivo proteger e recuperar os ecossistemas ligados aos corpos d'água, conectar áreas verdes e espaços públicos, controlar enchentes e propiciar áreas verdes destinadas a atividades culturais e de lazer.

Nós do Parque do Lago apoiamos a construção do Parque Linear, mais não abrimos mão da obra social que fica entre os residenciais Jardim Maringá I,  Jardim Maringá II,  Jardim Maringá III, Jardim União, Oito de Março, Santa Clara, Vila Rica, Princesa do Sol, Santa Luzia e Unipark. Vamos unir e fazer a coisa acontecer.

Da Redação com O Documento

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...